[Resenha]: Palavralgia e Livro-me ♥

Olá Florzinhas!!!

A resenha de hoje é dupla, dos livros da autora parceira Áurea Stela, "Palavralgia" e "Livro-me". Confira:



Em Palavralgia você vai encontrar um espaço para reflexão. Um confronto entre dois mundos: o íntimo e o plural. Neste espaço, o “eu” está completa e totalmente inserido, rolando misturado junto com tudo que existe neste liquidificador gigante que é o mundo. É onde busca incessantemente sua posição, situação e direcionamento diante de si mesmo e dos outros neste imenso processador de almas. A mistura resultante apenas cada um, individualmente, poderá avaliar.
Talvez o leitor possa considerar que o título desta obra sugira que alguém necessite desfazer-se de alguma coisa. A licença poética, contudo, permite-me transformar o substantivo “livro” em verbo. Neste caso, o verbo “livrar-se” toma para si o sentido do substantivo e deixa de significar tornar-se livre de alguma coisa, passando a exprimir a ideia de transformar-se em livro.
Esta é a minha segunda coletânea de crônicas. Penso que agora estou definitivamente me livrando, isto é, traduzindo, cada vez mais, ideias em palavras, transformando-as em livros. Quando faço este movimento – que se inicia de fora para dentro, mas que só se concretiza quando expresso reflexões em palavras escritas -, livro-me. Quando livro-me, as ideias não me pertencem mais, ganham mundo, vão viajar por onde nem se pode imaginar.
Contudo, eu também acabo me livrando, no sentido literal, tornando-me mais leve, quando faço materializarem-se, no papel, sentimentos relacionados às dores do mundo, da alma e de amores de que falava na minha obra anterior. Palavralgia, e que continuo abordando no presente trabalho.
Livro-me quando ponho a esburacada alma para fora. Só a sutil matéria de que é formada a imaginação é passível de preenche-la, transformando o que é oco em algo mais substancial.
Então, em vez de pedir a Deus que me livre, digo “Deu me livro”, doando, assim, um pouco de alma, uma pequena contribuição, com aquilo que mais gosto de fazer: livrar-me.Então, livrai-me, Senhor!

Palavralgia e Livro-me são conjuntos de crônicas e poemas de Áurea Stela, uma menina de dezessete anos no corpo de uma mulher de cinquenta (quase, ela insiste). Esses textos são pedaços de sua vida, lembranças, desabafos e divagações de um alguém que "tem menos (ou mais) um parafuso" e solta seu balão da imaginação pelos mais variados temas, propondo conscientização, reflexões e dicas para os leitores.

"Todos os dias temos a oportunidade renovada de trabalhar na construção do edifício do eu. É difícil! Um empreendimento grandioso e ousado. Somos operários de nós mesmos."


"Se é inevitável que nos deparemos com certas circunstâncias em cada curva da vida, por que fechar a janela e seguir adiante como se não fôssemos encontrá-las novamente na outra esquina?"

A autora também enfatiza muito um processo que ela vivencia a cada dia, o processo de descoberta, construção e aceitação de si mesma, propondo ao leitor essa mesma experiência, já que o mundo, a vida é cíclico, sempre estão em movimento, e nós, também devemos acompanhar a mudança, seja interior, como exterior, no meio social em que vivemos.

"As guerras do mundo são aterrorizantes, mas muito mais terríveis que as guerras que vitimam milhares de pessoas mundo afora, são as guerras íntimas que travamos conosco mesmos, porque são elas que fazem existir as guerras do mundo."


Mas, uma lição tirei desta história. Se não encararmos o que nos amedronta, talvez, seja o que for, jamais deixe de nos ameaçar.

Com cenas reais e tão humanas, é impossível não se identificar com esses livros que nos proporcionam leituras gostosas, interativas e carregadas de muita reflexão e aprendizado.
Super recomendado, afinal: é preciso mais alma para dar, isso sim é viver! 💛📚💜

ONDE COMPRAR:
Editora Pandorga - Livro-me: aqui
Editora Pandorga - Palavralgia: aqui

É isso pessoal, um beijo e até a próxima 😘💗💋

Postar um comentário